Português (Europeu)English (UK)
Criamos espaços para a Natureza

Voluntariado

SÓCIOS    VOLUNTARIADO    PARCEIROS    FUNDO DE AQUISIÇÃO DE PROPRIEDADES

Todos os anos recebemos voluntários de todo o mundo que vêm dar o seu contributo para a conservação na Reserva da Faia Brava. Entre 2005 e 2012 conseguimos plantar mais de 30 000 árvores, maioritariamente com a ajuda de voluntários. A Faia Brava depende bastante do interesse e vontade dos voluntários, que dedicam o seu tempo e energia a este projecto.

Oferecemos a todos os voluntários um seguro de acidentes pessoais, alojamento básico e transporte durante os dias de trabalho.


Existem 3 formas de ser voluntário:


a) Sábados do Abel


sabados do abel É um programa de voluntariado semanal, que decorre todos os sábados, na companhia do Abel, o nosso trabalhador de campo. O programa começa às 8h30, com ponto de encontro na sede da ATN. Durante um dia vai poder ajudar o Sr. Abel em todas as suas tarefas: podas e desmatações, limpezas de trilhos, manutenção do viveiro florestal, plantação de árvores, recolha de sementes, vigilância das manadas de cavalos garranos e vacas maronesas, vigilância contra fogos.

É proposta para um sábado diferente, em pleno contacto com a natureza.
Tem uma duração de cerca de 7h e o transporte para a Faia Brava é garantido por nós. 


b) Participar num Campo de Trabalho


campos de trabalho Anualmente, no Verão, organizamos campos de trabalho, em que recebemos voluntários de todo o mundo. Esteja atento à nossa agenda.


c) Numa data à sua escolha



Neste caso, pode optar por fazer voluntariado num período de tempo à sua escolha, bastando avisar a ATN sobre a sua disponibilidade. Para além das nossas sugestões de actividades no campo, estamos sempre receptivos às ideias e projectos que os voluntários queiram desenvolver.

Por exemplo, já tivemos voluntários, estudantes de biologia, que apoiaram a ATN a inventariar biodiversidade da Faia Brava. Costumamos, por isso, pedir aos voluntários que escrevam um pouco sobre quais as suas ambições, experiências e gostos pessoais, para que consigamos corresponder às suas expectativas e auxiliá-los no desenvolvimento dos seus próprios projectos.

Não há limites, basta mostrarem-nos a sua ideia!

ACTIVIDADES A DECORRER:
- limpeza e marcação da Grande Rota do Vale do Côa
- manutenção do viveiro florestal
- plantação de árvores e gestão florestal

Jromba
Nadja
pombal_bicha