ATNatureza

Criada em 2000, a Associação Transumância e Natureza (ATNatureza) é uma organização não-governamental de ambiente, sem fins lucrativos, com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, cuja visão é Criar Espaços Para a Natureza (EPN’s).

Inicialmente dedicada à proteção das espécies de aves rupícolas que nidificam nas Arribas do Côa (como o britango e a águia de Bonelli), a ATNatureza surge com um âmbito de atuação regional na proteção do património natural da região, através de ações de restauro e desenvolvimento ecológico.

Proprietária de mais de 1600 ha entre os vários Espaços Para a Natureza ou EPN’s, inclui-se na gestão da ATNatureza a Reserva da Faia Brava, a primeira e única área protegida privada de Portugal, localizada no interior da ZPE (Zona de Proteção Especial) do Vale do Côa (parte da rede Natura 2000) e do Parque Arqueológico do Vale do Côa (Património da Humanidade pela Unesco).

À semelhança da Reserva da Faia Brava, a estratégia expande-se a nível regional através dos EPN’s Ribeira do Mosteiro, Arribas da Mata, “Middle Côa” e Arribas de Fornos, entre outros, cujos valores naturais importam preservar e pelos quais a ATNatureza se responsabiliza.

Nestas áreas geridas pela ATNatureza são implementados as vários acções de conservação dos projectos em que a Associação é parceira, como os LIFE “Rupis” e LIFE “Club de Fincas por la Conservación del Oeste Ibérico” e a iniciativa Rewilding Europe.

A ATNatureza dinamiza com os projectos, ações entre a comunidade, tais como "workshops" cientificos, sessões de educação ambiental, conferências temáticas, entre outras, no sentido de promover a proteção e conhecimento sobre a Natureza.